Consultoria

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Como inovar pelo Design

Se você já sabe o que quer para sua empresa, o design pode ajudá-lo a atingir esse objetivo.

O que é design?

Para quem vai contratar uma consultoria ou escritório de design pela primeira vez, é importante definir o design como um processo de melhoria. Ele se inicia com a identificação e a definição de um problema ou uma oportunidade, e é concluído quando se chega a uma solução original e eficaz (um design!), que atenda às necessidades do usuário.

Design é uma sequência de ações de pesquisa, definição e desenvolvimento de ideias até que se encontre a melhor solução possível, que pode ser aplicada a produtos, comunicação, serviços, websites, espaços e sistemas.

Design não é...

Quando se fala em design, alguns equívocos de conceituação acabam impedindo o seu uso efetivo pela indústria. Esses enganos são, principalmente, baseados em informações que reduzem o design apenas a um rótulo de produtos elitistas ou muito caros. A decorrência disso é que, por vezes, todo um projeto de desenvolvimento de design acaba sendo julgado por sua aparência e não pelo seu desempenho ou totalidade, o que associa a profissão de design a uma atividade de caráter decorativo e superficial.

Design não é “maquiagem”, mas melhoria efetiva de produtos, serviços e processos para atender à demanda e ao desejo do usuário.
Como design é um termo muito usado, isso pode desgastar o seu conceito e provocar uma confusão, uma vez que a palavra serve para descrever tanto uma ação quanto um resultado. Somente quando uma empresa vê os benefícios que o design pode trazer, é que se percebe o real valor desse tipo de investimento.

"Estudos realizados pela CNI indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas. Dessas, 41% também conseguiram reduzir seus custos."
A Importância do Design para sua Empresa Confederação Nacional da Indústria - CNI

Por que você precisa de design?

Design é desenvolver produtos competitivos, focados nas necessidades do usuário final. O processo de design determina o desempenho, o apelo, a facilidade de utilização, os custos de fabricação e o posicionamento de um produto. Portanto, não é surpresa que as empresas que usam design de uma maneira eficaz tendem a ser mais competitivas e lucrativas. O sucesso no mercado e a experiência acumulada levam ao uso estratégico do design, que ajuda a desenvolver produtos novos e melhores de uma forma sistematizada.

"Design não é apenas a aparência de um produto. Design é a forma como ele funciona."
Steve Jobs

Ação do designer

Um processo de design ideal deve reunir o conhecimento de todas as pessoas que possam ser envolvidas ou afetadas pelo novo produto: desde clientes até equipe de vendas, distribuidores, fornecedores, executivos, equipe de produção e engenheiros. O designer é o profissional que vai investigar e facilitar todos os pontos de vista, desejos e expectativas em insights úteis, que deverão auxiliar no processo de desenvolvimento do produto.

Um bom designer deve ser hábil em várias técnicas de pesquisa, criatividade, apresentação, engenharia e prototipagem.

Planejando um projeto de design

Antes de se colocar em prática um projeto de design, você precisa planejar. Conheça os fatores que devem ser observados:

  • Quais são os objetivos do projeto de design? Eles se alinham com os objetivos estratégicos da empresa?
  • Quem vai fazer o trabalho de design?
  • Que competências são necessárias?
  • Como o novo produto será comercializado?
  • Como o projeto será testado e avaliado?
  • Onde o produto será fabricado?
  • Existem pontos de controle e decisão no processo?

E também...

  • Prazos – estabeleça uma data realista ou um evento de referência para o lançamento do novo produto.
  • Orçamento – identifique os diferentes itens de custos, impostos, materiais, produção.
  • Administração – códigos internos de custos, contratos, regulamentos.

Com o planejamento nas mãos, é preciso fazer o briefing – um documento que contém a descrição do problema proposto no projeto, junto de uma breve apresentação da empresa, seus objetivos e requisitos de projeto. Esse primeiro esboço do briefing pode sofrer alterações ao longo do processo de consultoria, mas é fundamental para a definição do projeto e para servir de base para o contrato.